FPMF

Hospital Miguel Arraes


Café com Segurança investe na educação permanente



O Projeto Café com Segurança foi lançado nessa quinta-feira (30), no Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, com a presença da direção da unidade e de convidados. A ideia é reunir funcionários para discutir assuntos ligados à assistência hospitalar, uma vez por mês, ao longo do ano, para difundir e garantir a segurança do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) que se utiliza dos serviços do HMA.

         Antes das discussões, entretanto, os participantes puderam se servir de um café da manhã preparado pelo setor de Nutrição, especialmente para a ocasião. A intenção foi proporcionar um momento de descontração e convivência entre os colaboradores. O café ficou à disposição durante todo o evento, cuja abertura foi feita pela superintendente do HMA, Adelaide Caldas, que destacou a educação permanente como um dos principais investimentos da gestão para este ano: “planejamos investir muito na educação permanente para a equipe multidisciplinar como forma de esclarecer nossos profissionais a implantarem processos assistenciais que garantam a segurança no cuidado com o paciente”.
         O coordenador do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e diretor médico do HMA, Sormane Britto, falou em seguida, relembrando os grandes avanços obtidos pelo hospital em 2019 dentro do Programa Nacional de Segurança do Paciente. E informou, também, sobre o início de um novo ciclo voltado para o atendimento ao paciente, com a discussão de assuntos propostos pelos próprios funcionários. Um exemplo foi o tema escolhido para o lançamento do Projeto Café com Segurança, a “Farmacovigilância”.
         Antes da palestra da coordenadora do setor de Farmácia, Regirleide Pereira, sobre o assunto, a enfermeira Débora Guedes, da Gerência de Risco, apresentou os integrantes do NSP e a função do Núcleo. Já durante a explanação sobre Farmacovigilância houve apresentação de casos clínicos com a participação da gerente de Educação Permanente, Marla Botelho, e interação dos presentes. O próximo encontro do projeto acontece este mês de fevereiro.


Hospital Miguel Arraes Hospital Miguel Arraes

Estrada da Fazendinha S/N, Jaguaribe, Paulista-PE
CEP: 53.413-000 - PABX: 81-3181-9600/FAX: 3181-9617

 

Governo de Pernambuco