IMIP

Hospital Miguel Arraes


HMA elabora Modelo Assistencial



O Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, vem capacitando seus colaboradores no sentido de conscientizar sobre a necessidade de execução das práticas de segurança dentro do serviço de saúde, com o intuito de reduzir danos ao paciente causados por erros, procedimentos incorretos e outros desvios no atendimento. Para organizar a forma do atendimento ao paciente, o HMA está elaborando um Modelo Assistencial que tem como base a Teoria do Cuidado.

Para a construção desse Modelo foram realizadas diversas oficinas de trabalho envolvendo representantes da Gestão e coordenadores de área. Um mapa conceitual foi criado e um tipo de modelo definido, centrado no paciente e na sua família. O conceito envolve ações integradas da equipe multidisciplinar, assistência segura, respeito às necessidades individuais do paciente e da família, conhecimento compartilhado, envolvimento do paciente e da família no cuidado, trabalho colaborativo da equipe e atenção integral com fluxo e acessibilidade da informação.
Durante todo este mês de setembro, a equipe responsável pela elaboração do Modelo Assistencial estará construindo as ferramentas de trabalho que serão utilizadas na implantação do método. Em 1º de outubro, o Modelo será implementado primeiramente na Cirurgia Geral, seguida pela Clínica Médica, Ortopedia, UTI e Emergência. Cada setor será orientado durante dois meses e, ao fim da capacitação, receberá uma placa de aptidão.
 
APRESENTAÇÃO
         Todos os colaboradores do HMA envolvidos na assistência hospitalar estão sendo apresentados a este novo conceito. Nessa terça-feira (10) foi a vez dos farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais. A apresentação foi feita pela coordenadora de Enfermagem, Nayara Vasconcelos. 


Hospital Miguel Arraes Hospital Miguel Arraes

Estrada da Fazendinha S/N, Jaguaribe, Paulista-PE
CEP: 53.413-000 - PABX: 81-3181-9600/FAX: 3181-9617

 

Governo de Pernambuco