IMIP

Hospital Miguel Arraes


Suicídio é abordado no HMA durante este mês



O Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, está engajado na campanha “Setembro Amarelo”, sobre a prevenção do suicídio. Nesta terça-feira, 10 de setembro, é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e, a partir desta semana, várias ações serão desenvolvidas pelo Serviço Social e Setor de Psicologia da unidade para alertar usuários e colaboradores. A abordagem envolve sinais e prevenção à tentativa de suicídio, fatores de risco, perfil epidemiológico e rede especializada à saúde mental. 

De acordo com o Ministério da Saúde, 32 pessoas cometem suicídio, por dia, no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, todos os anos, 800 mil pessoas tirem a própria vida, o que representa uma morte a cada 40 segundos. Nove em cada 10 poderiam ser evitadas. Para falar sobre o assunto, na próxima sexta-feira, dia 13, o psicólogo clínico Gabriel Angelo estará fazendo uma palestra para usuários do HMA, no 4º andar do Internamento, a partir das 10 horas. No mesmo dia, às 14h30, os psicólogos Pablo Dias e Diógenes Martins vão estar na Emergência, orientando e sensibilizando pacientes e acompanhantes. A partir da sexta-feira, 13, e durante todas as sextas-feiras de setembro, o Serviço Social juntamente com o Setor de Psicologia do HMA estarão no Ambulatório abordando o tema “suicídio” entre os pacientes egressos.
Este ano, o foco da campanha será o público jovem, uma vez que vem aumentando o número de casos entre adolescentes que vivem nas grandes cidades brasileiras. Segundo a OMS, de 5,0 a 9,9 mortes por 100 mil habitantes no Brasil, ano passado, tiveram o suicídio como causa. O suicídio representa 1,4% das mortes em todo o mundo. Entre os jovens de 15 a 29 anos, é a segunda principal causa de morte. Um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aponta a popularização da internet, as mudanças sociais no país e a falta de políticas públicas de combate ao suicídio como as principais causas para o aumento de casos. O assunto volta à pauta de atividades do Hospital Miguel Arraes na última quarta-feira do mês, dia 25, na reunião do Grupo Comunidade.


Hospital Miguel Arraes Hospital Miguel Arraes

Estrada da Fazendinha S/N, Jaguaribe, Paulista-PE
CEP: 53.413-000 - PABX: 81-3181-9600/FAX: 3181-9617

 

Governo de Pernambuco