IMIP

Hospital Miguel Arraes


Dia de Segurança do Paciente mobiliza HMA



O Hospital Miguel Arraes (HMA) promove, nesta segunda-feira, 1º de abril, uma ação entre funcionários voltada para o Dia Nacional de Segurança do Paciente, instituído a partir do Programa Nacional de Segurança do Paciente, criado por portaria no ano de 2013. A data objetiva conscientizar sobre a necessidade de implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde, com o intuito de reduzir danos ao paciente causados por erros, procedimentos incorretos e outros desvios no atendimento.

Estudos apontam que cerca de 10% dos pacientes internados sofrem algum tipo de Evento Adverso (EA), ou seja, algum incidente que resulta em dano à saúde. Segundo boletim sobre Segurança do Paciente divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, dos 53.997 incidentes relacionados à assistência à saúde notificados durante todo o ano de 2016, 94% ocorreram em hospitais.

Com base nesses dados, O HMA, através do seu Núcleo de Segurança do Paciente e setores como Educação Permanente, Comissão de Controle à Infecção Hospitalar (CCIH) e Enfermagem, irão percorrer o hospital nesta segunda-feira (01), a partir das 10h, divulgando os indicadores de segurança que incluem as 6 metas da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a segurança do paciente. Banners com esses protocolos foram colocados, essa semana, em diversos pontos do hospital, já como parte da ação. Dentre as metas, a identificação correta do paciente, a redução de quedas e lesões por pressão, e a segurança na administração de medicamentos.



Hospital Miguel Arraes Hospital Miguel Arraes

Estrada da Fazendinha S/N, Jaguaribe, Paulista-PE
CEP: 53.413-000 - PABX: 81-3181-9600/FAX: 3181-9617

 

Governo de Pernambuco