IMIP

Hospital Miguel Arraes


Lideranças do HMA passam por 1º Curso de Segurança do Paciente



Dentro do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) do PROADI/SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), lideranças do Hospital Miguel Arraes (HMA) participaram, nesta terça-feira (29), no auditório da unidade, do Curso de Segurança do Paciente ministrado por uma representante do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de São Paulo. Esse foi o primeiro curso do RHP realizado dentro da instituição, escolhida ano passado para participar do projeto que prevê orientações e capacitação para melhorias de gestão e da qualidade no atendimento ao paciente.

O curso foi dividido em duas turmas, manhã e tarde, com a participação de 48 lideranças. A palestra ficou a cargo da enfermeira Patrícia Santesso Laurino, integrante do projeto, e que chamou a atenção para os cuidados com uma saúde de qualidade. Para ela, um ambiente complexo e dinâmico com pessoas tão diferentes como é o ambiente hospitalar pode gerar diversos eventos adversos. A identificação e a análise desse processo que pode resultar em danos é o primeiro passo para garantir a segurança do paciente: “antes de culpar o responsável por qualquer desses eventos, devemos saber a diferença entre o erro, cometido sem intenção, e a violação, feita com intenção e que tem a ver com negligência, imprudência e imperícia”. E destacou a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS): “segurança do paciente consiste na redução dos riscos de danos desnecessários associados à assistência em saúde. Deve se tornar prioridade”, acrescentou.

De acordo com a superintendente do HMA, Adelaide Caldas, que participou da abertura do curso, esse é um momento de extrema importância para as lideranças da unidade. “é uma oportunidade de sensibilizar os gestores para trabalhar a segurança do paciente dentro de suas equipes e, com isso, focar numa gestão de qualidade”, explicou.

Novos cursos serão ministrados no HMA ao longo de dois anos, período de duração do RHP, projeto que tem acompanhamento presencial e à distância. Comissões internas também foram criadas para discutir os protocolos de atendimento aos pacientes utilizados em hospitais de referência no Brasil, para que o HMA possa adotá-los, garantindo uma saúde de qualidade ainda melhor.



Hospital Miguel Arraes Hospital Miguel Arraes

Estrada da Fazendinha S/N, Jaguaribe, Paulista-PE
CEP: 53.413-000 - PABX: 81-3181-9600/FAX: 3181-9617

 

Governo de Pernambuco