IMIP

Hospital Miguel Arraes


Hospital Miguel Arraes é selecionado para Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos



O Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, recebe, nessa terça (4) e quarta (5), a visita de três representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de São Paulo, que começaram a traçar um diagnóstico da unidade dentro Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) do PROADI/SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), uma parceria da instituição paulista com o Ministério da Saúde. O HMA foi um dos cinco hospitais escolhidos em Pernambuco para participar do projeto, que existe há 9 anos e vem beneficiando mais de 20 instituições públicas em todo o país com orientações e capacitação para melhorias de gestão  e, consequentemente, da qualidade no atendimento ao paciente.

O projeto tem duração de dois anos, com acompanhamento presencial e à distância, realização de cursos e incentivo à criação de comissões internas para que o serviço siga os protocolos de atendimento aos pacientes semelhantes aos utilizados em hospitais de referência no Brasil. A apresentação do RHP aconteceu no auditório e reuniu profissionais de vários setores do HMA.  A farmacêutica Tatiana Francelino faz parte da comissão do HAOC e ficará responsável pelo projeto na unidade pelos próximos dois anos. Ela explicou como funciona o Diagnóstico Situacional de Hospitais e como cada um pode colaborar para o sucesso do projeto. “O objetivo é a segurança do paciente. Estaremos com vocês até o ano de 2020 fazendo avaliações e analisando os resultados. Depois disso, o hospital terá condições de caminhar sozinho, evoluindo a cada ano”, informou.

Após a apresentação, a comissão do Hospital Alemão Oswaldo Cruz se dividiu para fazer a primeira avaliação dos setores do HMA. O diretor médico do Hospital Miguel Arraes, Petrus Andrade Lima, destacou a importância do envolvimento nesse projeto. Segundo ele, o HMA foi selecionado pela excelência em melhorar processos e indicadores: “a partir do momento que reduzimos custos e otimizamos métodos, temos a capacidade de nos destacar e sermos beneficiados por projetos dessa natureza”, comemorou. Além do HMA, o Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) do PROADI/SUS vai beneficiar, em Pernambuco, os Hospitais da Restauração, Correia Picanço e Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros - CISAM, no Recife; e Dom Hélder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho.



Hospital Miguel Arraes Hospital Miguel Arraes

Estrada da Fazendinha S/N, Jaguaribe, Paulista-PE
CEP: 53.413-000 - PABX: 81-3181-9600/FAX: 3181-9617

 

Governo de Pernambuco