IMIP

Hospital Miguel Arraes


Palestra no HMA incentiva exame preventivo para homens



Um em cada seis homens pode ter câncer de próstata na vida. Porém, de nove a cada 10 casos têm chances de cura quando diagnosticados cedo. Foi para esclarecer sobre a importância do exame preventivo para câncer de próstata, que a Enfermagem, o Serviço Social e o setor de Psicologia do Hospital Miguel Arraes (HMA) realizaram uma palestra nessa quinta-feira (29), na Emergência, voltada para funcionários e acompanhantes.

A ação teve como base a Campanha Novembro Azul, mês de conscientização pela saúde do homem. Foram explicados conceitos sobre a doença, o exame PSA (sigla para Prostate Specific Antigens, ou Antígenos Específicos da Próstata, que diagnostica o câncer de próstata em homens assintomáticos), toque retal, biópsia e tratamento. Pelo lado social, foram informados os direitos dos portadores da doença, a exemplo do FGTS, aposentadoria por invalidez e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), também conhecido por Loas, que garante a quantia de um salário mínimo mensal através do INSS.

Os profissionais de Psicologia alertaram para a importância de se conversar sobre a doença e incentivar os homens a fazer os exames. “O cuidado que o homem deve ter com o corpo é o mesmo da mulher. Todos nós estamos sujeitos ao adoecimento e o tempo é o fator mais significativo para a cura”, destacou a coordenadora de Psicologia, Verônica Camarotti. A fala da coordenadora teve o apoio de uma especialista no assunto: a psicóloga Ana Cláudia Nunes, do setor de Oncologia Pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz. Ela participava da palestra enquanto aguardava o atendimento do seu irmão, na unidade. Para Ana Cláudia, o câncer é uma doença silenciosa e perigosa: “pior do que ter câncer é ter e não saber”. Ela parabenizou a equipe pela iniciativa.

O chefe de Enfermagem do HMA, Luan Praxedes, organizador da ação, finalizou a palestra informando sobre os locais que cuidam da saúde do homem. No Recife, a Clínica do Homem é a primeira especializada em saúde sexual do homem no Brasil, oferecendo tratamento de DSTs e testes rápidos para o HIV, sífilis e hepatites B e C. A unidade fica no bairro da Soledade. Além dela, os PSFs, o Hospital Oswaldo Cruz e o Hospital de Câncer também fazem o acompanhamento. Uma nova palestra sobre o assunto acontece nesta sexta-feira (30), a partir das 9h, também na Emergência.



Hospital Miguel Arraes Hospital Miguel Arraes

Estrada da Fazendinha S/N, Jaguaribe, Paulista-PE
CEP: 53.413-000 - PABX: 81-3181-9600/FAX: 3181-9617

 

Governo de Pernambuco