IMIP

Hospital Miguel Arraes

Histórico


Inaugurado em 15 de dezembro de 2009, pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes está localizado na confluência da BR-101 Norte com a PE-15, no município de Paulista, e oferece serviços em urgência e emergência 24 horas, clínica médica, cirurgia geral e traumato-ortopedia.

Cerca de 1,1 milhão de pessoas da área norte da Região Metropolitana e também da Zona da Mata Norte são beneficiadas pelo hospital.

Esse é o primeiro hospital administrado por uma organização social (OS), modelo que o Estado de Pernambuco implantou também nas 20 Unidades de Prontoatendimento (UPAs) e em outros dois hospitais metropolitanos, inaugurados ao longo de 2010 e 2011. As OS são organizações privadas, que receberão dinheiro público para oferecer tratamento gratuito em saúde. A escolhida por meio de seleção pública para dirigir o Metropolitano Norte foi o IMIP.

IMIP

Em 2010, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP completa meio século de serviços prestados a população carente de Pernambuco e do Nordeste. Fundado em 1960 por um grupo de médicos, liderados pelo Professor Fernando Figueira, seu mentor, o IMIP é uma entidade sem fins lucrativos, de utilidade pública, que atua nas áreas de assistência médico-social, ensino, pesquisa e extensão comunitária.

Centro de referência em diversas especialidades, este Instituto foi o primeiro hospital do Brasil a receber o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pela Organização Mundial de Saúde/Unicef e Ministério da Saúde. Foi ainda um dos primeiros a obter o certificado de Hospital de Ensino do país. É pautado pela humanização no atendimento desde a sua fundação; são 15 comissões que atuam na qualidade dos serviços hospitalares e na ética.

Voltado para o atendimento da população carente pernambucana, ao prestar assistência integral à saúde da criança, da mulher e do adulto, o Complexo Hospitalar do IMIP é reconhecido como uma das estruturas hospitalares mais importantes do país, sendo centro de referência assistencial em diversas especialidades médicas. Com 820 leitos, o IMIP realiza mais de 600 mil atendimentos anuais em seus serviços.

O IMIP é a única entidade a oferecer, em todo país, Doutorado em Saúde Materno-Infantil, além de mestrados e diversas residências médica e em outras áreas de saúde. Tem intercâmbio e convênio com várias universidades e instituições de saúde do país e do mundo, o que atrai estudantes e profissionais que vão ao IMIP para aperfeiçoar conhecimentos técnico-científicos.

O Complexo Hospitalar do IMIP é um conjunto de dez prédios, incluindo o Hospital Pedro II, distribuídos numa área de 53 mil metros quadrados que oferece, através do SUS, serviços ambulatoriais e hospitalares, especializados para crianças, mulheres e homens, com centro de diagnóstico e medicina intervencionista próprios, Hospital-Dia, emergências e salas para realização de diferentes terapias.

Hospital Miguel Arraes Hospital Miguel Arraes

Estrada da Fazendinha S/N, Jaguaribe, Paulista-PE
CEP: 53.413-000 - PABX: 81-3181-9600/FAX: 3181-9617

 

Governo de Pernambuco